Regulamento  

Regulamento em vigor para a 2º Edição da Rota dos Ganhões

CLÁUSULA LEGAL

A assinatura da inscrição dos participantes, dos seus pais, ou dos seus tutores no caso de ser menor de 18 anos de idade, implica ter lido, entendido e adquirido os compromissos que se seguem.

Reúno as condições físicas e psicológicas para o esforço inerente à prova em que irei participar. Eximo de toda a responsabilidade que possa surgir da participação no evento, tal como a perda de objectos pessoais por roubo ou outras circunstâncias e o perigo de prejuízo para a organização, os sponsors e patrocinadores comerciais, colaboradores, e outras empresas ligadas à organização.

Declino tomar qualquer acção legal, não limitada ao risco das lesões que possam surgir, causadas pela participação no evento. Autorizo os organizadores do evento a fazer uma gravação total ou parcial da minha participação através de fotografias, filmes, televisão, rádio, vídeo ou qualquer outro meio. Cedo todos os direitos relativos à exploração comercial e de publicidade que considerem oportuno exercitar; sem direito da minha parte de receber qualquer compensação económica.

É garantido aos participantes, nos termos lei nº 67/98 de 26 de Outubro de 1998, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junta da organização a sua actualização, correcção ou eliminação.

 

2ª - Rota dos Ganhões
 
 
A 2ª Rota dos Ganhões, apresenta-se como uma experiência de contacto com a natureza através de um itinerário de cerca de 60km na Serra D’Ossa. Percorrendo estradões, caminhos rurais e trilhos, subido aos pontos mais nobres da Serra. A segunda edição da Rota dos Ganhões, realiza-se no dia 4 de Dezembro (domingo), de 2016. A partida acontece no Parque de Feiras e Exposições, onde se realiza a Cozinha dos Ganhões, (gastronomia, vinhos, artesanato e animação cultural). Esta iniciativa que tem como principal objectivo a promoção turística do concelho, valorizando as tradições e os costumes de Estremoz e do Alentejo..

Nesta primeira edição, Rota dos Ganhões, constituída por 5 checkpoints, os participantes podem inscrever-se somente em duplas (equipas 2 elementos), podendo optar por competir ou usufruir dos tracks de GPS fornecidos pela organização, sendo apenas competitivo as ligações entre os checkpoints 2 e 4. É obrigatório os participantes  autenticarem a passagem em todos os checkpoints.
Neste desafio a navegação será feita por orientação GPS e em autonomia.
 
 
 
Inscrições
As inscrições têm início dia 16 de outubro, através do preenchimento e envio do formulário existente “on-line” no site www.sobedesceteam.com e estão limitadas a 100 duplas (equipas), 200 participantes no total.
As inscrições só serão definitivas após o recepção do respectivo pagamento que tem de ser efectuado até às 00h00m da data limite (30 de novembro), para o fim das inscrições.
 
inscrição/ participação
Podem participar equipas de 2 elementos de ambos os sexos ou mistas.
Valores de Inscrição.
- 15€ por Equipa (Dupla)
 
Pagamento por transferência bancária:
Caixa de Crédito Agrícola
Associação BTTMOZ-SDT
NIB: 0045 6170 40231900406 67
 
Confirmações através de envio de comprovativo para o email: geralsobedesceteam.com
 
Inscrição confirmada dá direito:
• Seguros de acidentes pessoal e responsabilidade civil;
• Troféu para os primeiros classificados;
• Abastecimentos no decorrer da Rota;
• Controlo de partida e de chegada;
• Tracks de GPS;
• Reforço alimentar antes da partida (barras + fruta + bebidas);
 
 
 
Anulações e Devoluções
As devoluções e anulações das pré-inscrições, estão sujeitas a despesas administrativas de 6.00€.
As inscrições não confirmadas nos prazos e condições indicadas serão canceladas.
As inscrições são definitivas, a partir do dia 30 de novembro de 2016.
  
 
 
 
Navegação no trajecto
O uso de GPS
Todo o percurso é realizado através de GPS. Todos os participantes/equipas terão de ter pelo menos um equipamento de navegação, garantindo a segurança numa jornada que se quer divertida.
A utilização deste equipamento é a única forma de se guiarem no percurso e também o único meio para comunicarem com exactidão a vossa posição em caso de incidente bem como confirmar a exacta realização de todo o percurso.
Aconselhamos o uso de equipamentos com características Outdoor; que se possam molhar, que resistam ao pó e a possíveis quedas e tenham autonomia de bateria para pelo menos 6 horas em contínuo.
Atenção que os smartphones normalmente não asseguram esse tempo de autonomia.
A organização, dois dias antes da prova, enviará a todos os inscritos um ficheiro digital denominado de track que contém todo o percurso da prova a realizar.
Assim sendo, dias antes, poderá ter contacto com os locais de passagem usando ferramentas simples como o Google Earth.
No dia da prova, só têm que, escolher o track e seguir em modo de gravação.
No caso da organização entender que, os participantes tem que fornecer o histórico do percurso realizado, no dia da prova, para confirmação do mesmo.
Equipamentos Obrigatórios
• Bicicleta de BTT e capacete - obrigatório o uso em todo o percurso (mesmo a pé).
• Equipamento GPS
• Kit reparação, câmara-de-ar de reserva para bicicleta e equipamento para insuflar.
• Telemóvel com baterias carregadas, com números da organização gravados. (os números estarão no guia do participante)
• 1 apito (fornecido pela organização)
• Sistema de hidratação e autonomia de alimentação para toda a prova.
 
 
Aviso
Haverá uma penalização por falta ou inoperacionalidade dos telemóveis por parte dupla (equipa), durante o decorrer da prova, 1 hora, por cada vez que a falta for detectada (desde que esta não seja comprovadamente por falta de cobertura de rede).
 
Pontos de Apoio Transição/Auto-suficiência e Abastecimentos
As equipas só podem receber apoios nos Postos de Controlo identificados para tal, estes postos serão indicados no guia do participante.
 
Assistência de terceiros
A assistência de terceiros só será permitida em postos de controlo designados e poderá ser fornecido água ou alimento, ou equipamentos mecânicos. 
 
 Transporte de equipamentos
A organização assegurará o transporte das bicicletas, sempre que necessário, de forma cuidada e segura.
 
Grelha de Partida Prémios e Classificações
As partidas podem ser feitas entre as 08h00 e as 9h00 sendo que cada dupla (equipa), deverá autenticar a partida junto do checkpoint 1 (Meta/Partida). A partida fica ao critério de cada dupla (equipa), quando entender, dentro do horário estipulado.
 
Prémios
Troféus/Brindes as 3 primeiras duplas (equipas).
 
Organização
A prova é promovida pela Câmara Municipal de Estremoz e organizada pela associação BTTMOZ-SDT (Sobe e Desce Team)
São elementos da Organização:
• Direcção;
• Secretariado;
• Controladores de passagem e horários.
A Direcção e os Controladores são “juízes de facto” pelo que as suas decisões são soberanas.
Os elementos da Organização estarão devidamente identificados através de equipamento próprio.
 
Responsabilidade e Segurança
As provas de BTT de longa duração, em geral enquadram-se numa modalidade desportiva que requer cuidados específicos de preparação.
Assim, a Organização alerta os participantes que não é responsável pela respectiva saúde e integridade física, bem como por quaisquer danos pessoais e/ou materiais.
A 1ª Rota dos Ganhões disputa-se em percurso aberto, pelo que os participantes devem estar conscientes que irão cruzar-se com gado, animais selvagens e outros utilizadores do percurso, como é o caso de caminhantes, outros ciclistas, cavaleiros ou até viaturas motorizadas de 2 ou 4 rodas.
Nestas circunstâncias é sobre os participantes que recai a responsabilidade pelo respectivo comportamento e atitude, sendo obrigatório que respeitem escrupulosamente as regras de trânsito nos locais onde o percurso atravessa e/ou circula.
Os atletas que disputem a prova em dupla (equipa), terão que se deslocar no terreno em conjunto, sendo a validação da passagem da equipa nos diferentes postos de controlo, realizada apenas quando a equipa se apresente completa.
Se por qualquer razão um participante decidir desistir da Prova, terá de imediato de informar a Organização, o que poderá ser feito em qualquer posto de controlo ou também via telefónica para um dos números indicados no frontal.
A não informação da Organização em caso de desistência poderá despoletar meios de procura e resgate, cujos eventuais custos serão imputados ao(s) participante(s) que negligenciou em informar da sua desistência.
Por questões de segurança, é estabelecido o limite de 7 horas  para cumprimento do percurso.
A ter em conta que este não será o tempo de deslocação, mas sim o tempo total, contabilizando deslocação e paragens para alimentação, eventuais avarias, pausas para descanso, etc.
Se eventualmente existirem locais onde a linha do “track” não for coincidente com o caminho existente no terreno (possível margem de erro, latência do dispositivo, etc.), os participantes deverão avaliar a sua posição relativa e seguir pelo caminho existente.
Por questões de compatibilidade serão aceites e disponibilizados ficheiros com a extensão; GPX, dos tracks gps a seguir, mas também o registo do percurso a ser efectuado pela equipa, que posteriormente servirá para verificação e atribuição das classificações.
Cada atleta é responsável pelo funcionamento e manuseamento, do respectivo equipamento GPS. O mesmo se aplica à manutenção e preservação de dados e da carga das respectivas baterias.
Seja por vontade própria, ou por factores externos, o não cumprimento do percurso implica desclassificação do(s) participante(s) em causa, sem prejuízo para os outros.
 
 
Aditamentos
Ao presente regulamento poderão ser efectuados aditamentos que serão igualmente publicados na página principal do site do evento ou afixados no secretariado, bem como dados a conhecer na reunião com os participantes, ou ainda, eventualmente, distribuídos a todos os participantes.
 
 
Casos Omissos
Os casos omissos serão analisados pela organização que será soberana nas suas decisões.
© 2011 - Sobe e Desce Team - Todos os direitos reservados